terça-feira, 25 de novembro de 2014

ÁGUA ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA EXISTÊNCIA DA VIDA

       
A escassez de água em vários países no mundo é uma realidade que tem tudo a ver com a ficção do filme ‘Interestelar’.
’.
Água o elemento para a existência da vida, pode ter o segredo de sua composição guardada como se fosse uma caixa do tempo, nas camadas rochosas de um cometa, como aquele que está orbitando em torno do Sol e que durante 60 horas foi pesquisado pela nave robô Philae, enviada da terra acoplado a espaçonave Rosetta que viajou durante 10 anos para pesquisar o Cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, chamado assim em homenagem a seus descobridores, os cientistas ucranianos que o identificaram pela primeira vez em 1969. Mas os cientistas também tem razões para acreditar que existe um oceano escondido sob a superfície da lua Europa de Júpiter, como também grandes lagos em Titã a outra lua de Saturno, que guarda muita semelhança com a Terra.
Embora os cientistas não afirmam categoricamente, mas suspeita se que as grandes pesquisas realizadas até agora, não tenha como objetivo principal saber da existência de outros planetas com seres humanos parecidos com a espécie humana, mais fundamentalmente a descoberta de água fora do planeta Terra.

O mundo científico tenta de todas as formas descobrir a origem desse elemento vital para a vida  e descobriram que a composição da água pode ter surgido dos gases, poeira e gelo que estavam ao redor durante a formação do Sol, eles foram fundo nessa questão e, em dados coletados no espaço aponta, que grande parte da água existente em nosso planeta foi trazido deste ambiente que existia antes do Sol.
Portanto diante deste fato existe uma grande possibilidade que igualmente a terra, exoplanetas poderiam também abrigar as condições necessárias e adequadas para possuírem em suas superfícies recursos hídricos a manutenção e evolução da vida.

O motivo que leva os cientistas de todo o planeta, nesta área espacial, a pesquisar a existência de água fora do nosso planeta, é que em função da destruição e devastação das florestas, somado ao desperdício, a poluição de rios e mananciais que está levando ao mundo a uma grande escassez de água em várias partes do planeta.

Sem contar que 97% de todos os recursos hídricos existentes na Terra, ficam em oceanos e mares salgados, 2% estão congelados e apenas 1% em água potável, com uma parte dela ainda inacessível para consumo, devido a  localização desses mananciais profundos em áreas de difícil acesso.

O Brasil é líder em recursos hídricos mas, devido a uma serie de fatores, muitas regiões do país estão sofrendo com a escassez da água, como São Paulo que concentra a maior população do país que estão sofrendo há mais de 06 meses com a seca do sistema Cantareira que abastece a população desta grande cidade brasileira. Secas de rios se alastram por todo o planeta causando uma escassez de água potável em vários países de mundo.

Essa realidade tem tudo a ver com a ficção do filme ‘Interestelar’ ao qual o roteiro traçado por Christopher Nolan narra a história da astronauta Amélia (Anne Hathaway) e o piloto da nave espacial e protagonista da trama, Cooper (Matthew McConaughey), que viajam no espaço e no tempo para descobrir um lugar no universo desconhecido onde a espécie humana pudesse continuar sobrevivendo, face as dificuldades de se manter a vida em um planeta destruído.

Na realidade a pesquisa interestelar está se antecipando a uma triste e devastadora situação que se desenha no futuro do nosso planeta com devastação e destruição em nome do progresso de ecossistemas importantes para a nossa sobrevivência.  Provavelmente isto tenha sido o motivo da grande alegria demostrada ao mundo pelos cientistas da Agência Espacial Europeia, quando o robô Philae pousou no Cometa 67P. para pesquisar a origem da água existente ainda em nosso planeta e fundamental para a sobrevivência de todos os seres deste planeta.